Buscar

Como se calcula a Probabilidade Condicional?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre probabilidade, em especial sobre probabilidade condicional. Quando trata-se de probabilidade, utilizamos a seguinte equação:

\(P(E)=\dfrac{n(E)}{n(\Omega)},\)

em que \(P(E)\) é a probabilidade de ocorrêcia de um evento aleatório, \(E\)\(n(E)\) o número de casos favoráveis à ocorrência ocorrência de \(E\); e \(n(\Omega)\) o número de casos possíveis de ocorrência na realização do experimento. 

Neste contexto, a probabilidade condicional diz respeito à probabilidade de ocorrência de um evento, sabendo que outro evento relacionado ocorreu. Para tanto, ambos os eventos necessitam pertencer a um espaço amostral finito e serem conjuntos não vazios.

Assim, sendo \(\Omega\) um espaço amostral que contém os eventos \(A\) e \(B\), ambos não vazios, a probabilidade de ocorrência de \(A\), dado que \(B\) já ocorreu, é representado por \(P(A|B)\) e é calculada pela seguinte equação:

\(P(A|B)=\dfrac{P(A\cap B)}{P(B)},\)

em que \(P(A \cap B)\) é a probabilidade de ocorrência da interseccção entre os eventos \(A\) e \(B\); e \(P(B)\) é a probabilidade do evento \(B\) acontecer.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais