Buscar

Qual o mecanismo de ação e os principais efeitos colaterais das tetracilcilnases dos glicocorticoides?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

As tetraciclinas pertencem a um grupo de antimicrobianos, que apresentam amplo espectro de ação, atuando sob bactérias gram-positivas e gram-negativas, aeróbias e anaeróbias, além de alguns protozoários e até mesmo fungos.


Atuam impedindo a ligação do RNA transportador (RNAt) ao complexo formado pelo RNA mensageiro (RNAm) e ribossomo, inibindo a introdução de aminoácidos e, consequentemente, a síntese de proteínas nos micro-organismos sensíveis ao fármaco. Possuem ação bacteriostática, por impedir o crescimento de determinadas bactérias, dificultando a proliferação e deixando ao sistema imunológico a incumbência de eliminar os micro-organismos restantes.


Os glicocorticóides (GC), que são os esteróides-alvo desta revisão, são envolvidos em diversos mecanismos vitais que regulam a homeostase, tanto em condições basais quanto em condições de estresse. Por sua grande importância fisiológica e farmacológica são, muitas vezes, chamados de, maneira equivocada, corticosteróides.


O cortisol ou hidrocortisona é o principal GC natural circulante no ser humano. Sua síntese é regulada pelo hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) secretado pela hipófise anterior em resposta à liberação, pelo hipotálamo, do neuropeptídeo denominado fator liberador de corticotrofina (CRH). O hormônio antidiurético (ADH), a ocitocina e as catecolaminas podem influenciar o ritmo diurno da secreção de ACTH, assim como estados de febre, hipoglicemia, estresse e alteração do ciclo de sono-vigília.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais