Buscar

Tratamento de Úlceras Pépticas

Prévia do material em texto

Tratamento
· Antibióticos
· Medicamentos inibidores da produção de ácido
· Antiácidos
· Às vezes, cirurgia
Uma vez que a infecção pela bactéria H. pylori é uma das principais causas de úlceras, quando a infecção por H. pylori é diagnosticada, a pessoa recebe um tratamento com dois antibióticos em conjunto com subsalicilato de bismuto e um inibidor da bomba de prótons (terapia quádrupla). Vários antibióticos diferentes podem ser usados, incluindo amoxicilina, claritromicina, metronidazol e tetraciclina. Alguns tratamentos incluem dois antibióticos e um inibidor da bomba de prótons sem subsalicilato de bismuto (terapia tripla).
Medicamentos inibidores da produção de ácido bloqueiam a produção de ácido gástrico. Os medicamentos inibidores da produção de ácido mais comumente usados incluem inibidores da bomba de prótons e bloqueadores de histamina-2 (H2) bloqueadores (consulte também Tratamento medicamentoso para ácido gástrico). A cicatrização das úlceras ocorre em menos tempo e em uma porcentagem maior de pessoas que usam inibidores da bomba de prótons em comparação aos bloqueadores de H2 e, portanto, se tem uma preferência por eles em comparação aos bloqueadores de H2 no tratamento de úlceras.
Antiácidos, como líquidos ou comprimidos contendo carbonato de cálcio ou substâncias similares, neutralizam o ácido gástrico, mas não bloqueiam a sua produção.
A neutralização ou redução do ácido gástrico promove a cicatrização de úlceras pépticas, independentemente da sua causa. Na maioria das pessoas, o tratamento é mantido por quatro a oito semanas. Embora dietas leves possam ajudar a reduzir o ácido, não há evidência de que tais dietas acelerem a cicatrização das úlceras ou evitem que elas retornem. No entanto, é recomendável que as pessoas evitem alimentos que aparentemente causam dor e agravam a sensação de inchaço. Também é importante eliminar possíveis substâncias que irritam o estômago, como AINEs, álcool e nicotina.
Atualmente, uma cirurgia para úlcera raramente é necessária, pois os medicamentos são muito eficientes na cicatrização das úlceras pépticas e a endoscopia é eficiente em parar um sangramento ativo. A cirurgia é utilizada principalmente para tratar de complicações de uma úlcera péptica, como
· Uma perfuração
· Uma obstrução que não responde à terapia medicamentosa ou que ocorre novamente
· Dois ou mais episódios importantes de úlceras hemorrágicas
· Uma úlcera gástrica com suspeita de ser cancerosa
· Recorrências graves e frequentes de úlceras pépticas
Diferentes procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para o tratamento dessas complicações. Cirurgia também pode ser realizada para reduzir a produção de ácido e garantir que o estômago possa drenar adequadamente. Entretanto, as úlceras podem reaparecer após a cirurgia e os procedimentos podem, cada qual, causar seus problemas, como perda de peso, má digestão, evacuações frequentes (síndrome de dumping) e anemia.

Continue navegando