Buscar

como diferenciar amostragem aleatória simples, amostragem sistemática e amostragem estratificada ? citando exemplos.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

A amostragem aleatória simples é a técnica de amostragem onde todos os elementos que compõem o universo e estão descritos no marco amostral têm idêntica probabilidade de serem selecionados para a amostra. Como exemplo, é como fazer um sorteio justo entre os indivíduos do universo: atribuir a cada pessoa um bilhete com um número de série, introduzir os números em uma caixa e sortear um número aleatório. Todos os indivíduos têm este bilhete dentro da urna formam uma amostra.

A amostragem sistemática é uma técnica dentro da categoria de amostragem probabilística – que requer certo controle do marco amostral entre os indivíduos selecionados junto com a probabilidade que sejam selecionados – consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra cada enésimo indivíduo disponível no marco amostral.

A amostragem estratificada consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de forma que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada. Como exemplo, se usamos a amostra aleatória simples em cada estrato, estamos dizendo que a amosta é aleatória estratificada.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais