Buscar

Qual a diferença entre células Procariontes e células Eucariontes?

💡 7 Respostas

User badge image

Alan Bittencourt

Células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Nestas, o DNA não está envolto por uma membrana, não há núcleo definido pela carioteca (membrana nuclear) e podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese proteica. Moléculas circulantes de DNA, os plasmídios, também podem ser encontradas. Externamente à membrana plasmática destas células, há a parede celular. Indivíduos procarióticos são unicelulares, sendo estes: as bactérias, cianofíceas, micoplasmas, rickéttsias e clamídias. Alguns destes indivíduos, como as cianofíceas, apresentam pigmentos responsáveis pela fotossíntese. 

Já as células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade, a começar pelo núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos, também são encontradas mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas. Exemplos de indivíduos eucariotas: animais, vegetais, fungos e protozoários. 

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Araujo

As PROCARIOTES:    elas são de organizaçoes simplis, pobresa de membrana, não possui membrana nuclear (carioteca) e nem nucleo, ausencia de citoesqueleto, possui parede celular, ribossomos e DNA circular desnudo.

AS EUCARIONTES: são de organizações complexas, possui nucleo, ricos em menbrana, citoesqueleto presente, e Dna linear.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Todos os organismos vivos podem ser classificados em um dos dois grupos, dependendo da estrutura fundamental de suas células: os procariotos e os eucariotos. Os procariontes são organismos compostos de células que não possuem um núcleo de célula ou qualquer organela envolta por membranas. Os eucariotos são organismos compostos de células que possuem um núcleo ligado à membrana que contém material genético e organelas ligadas à membrana.


Os procariontes são organismos compostos de células que não possuem um núcleo de célula ou qualquer organela envolta por membranas. Isso significa que o DNA do material genético em procariontes não está ligado a um núcleo. Além disso, o DNA é menos estruturado em procariontes do que em eucariotos: nos procariontes, o DNA é um único loop, enquanto que no DNA dos eucariotos é organizado em cromossomos.


Os eucariotos são organismos compostos de células que possuem um núcleo ligado à membrana (que contém DNA na forma de cromossomos), bem como organelas ligadas à membrana. Os organismos eucarióticos podem ser organismos multicelulares ou unicelulares. Todos os animais são eucariontes. Outros eucariontes incluem plantas, fungos e protistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais