Buscar

O que acontece quando se adiciona água de bromo em hidróxido de cobalto II?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A água de bromo é uma mistura amarela intensa altamente oxidante contendo bromo diatómico Br2 a 2,8% dissolvido em H2O. É freqüentemente usado como reativo em ensaios químicos de reconhecimento de substâncias que reagem com o bromo em um meio aquoso com o mecanismo de halogenação. Os compostos mais comuns que reagem bem com água de bromo são fenóis, alcenos, enóis, o grupo acetil, anilina e glicose. Além disso, a água de bromo é vulgarmente usada para testar a presença de um alceno que contém uma dupla ligação covalente que reage com a água de bromo, que muda a sua cor de um amarelo intenso para uma solução incolor.

A dupla ligação no alceno é rica em elétrons e, à medida que o bromo diatômico se aproxima do alceno, um dipolo induzido é experimentado. Os elétrons na ligação dupla atacam o átomo de Br ligeiramente positivo, que surgiu do dipolo indicado. O átomo de bromo doa seus elétrons para o outro átomo de bromo em Br2, em seguida, liga-se a um dos carbonos e a ligação dupla é quebrada.

O outro carbono que estava envolvido na ligação dupla agora é um carbocátion (tem uma carga positiva). O outro átomo de bromo que ainda está em solução tem uma carga negativa. Portanto, os elétrons formam o Bronco carregado negativamente, atacando a carbocáti- ca e resultando no produto: H2BrC - CBrH2, onde cada C está ligado a 2 átomos de H e 1 átomo de Br, os átomos de C são ligados por uma ligação simples.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais