Buscar

qual a diferença das células do sistema imune - linhagem linfóide e mielóide.?

Qual a diferença das células do sistema imune - linhagem linfóide e mielóide??

💡 5 Respostas

User badge image

Vinícius Carrier

Os órgãos que compõem o sistema imune são a medula óssea, o timo, os linfonodos, os tecidos linfóides associados ao intestino (amígdalas, apêndice cecal e as placas de Peyer), o tecido linfóide associado aos brônquios e o tecido linfóide associado à mucosa.
Os linfonodos estão distribuídos em vários locais do corpo e são responsáveis pela drenagem da linfa através de um sistema especializado de vasos, denominado sistema linfático.
 
A estrutura do linfonodo é propícia ao encontro de linfócitos virgens com o antígeno a eles apresentado durante a indução de uma resposta imune adaptativa (conforme será visto no próximo tópico). Há uma região cortical e uma região medular, sendo que no córtex mais exterior está localizado o folículo linfóide primário, contendo principalmente células B; na zona cortical encontra-se o folículo linfóide secundário com um centro germinativo, o qual corresponde a um centro de intensa proliferação de linfócitos B. Enquanto que na região paracortical, há principalmente células T e células dendríticas, e nos cordões medulares predominam macrófagos e plasmócitos.
A linfa é drenada pelos linfonodos e entra no órgão através dos vasos linfáticos aferentes; já os linfócitos virgens entram no linfonodo através dos vasos sanguíneos, mas saem junto com a linfa através dos vasos linfáticos eferentes.
 
Quanto às células do sistema imune, todas elas são originadas na medula óssea à partir de células-tronco pluripotenciais. Acredita-se que estas células dêem origem a duas linhagens de células, a linhagem mielóide e a linhagem linfóide. A linhagem mielóide parece ser a precursora de monócitos (os precursores diretos dos macrófagos), células dendríticas mielóides, neutrófilos, eosinófilos, basófilos e células precursoras de mastócitos. A linhagem linfóide, por sua vez, é a linhagem que daria origem aos linfócitos T, aos linfócitos B, as células matadoras naturais (NK) e às células dendríticas linfóides.
 

 sistema imunológico é composto de inúmeros tecidos e células altamente especializadas na eliminação de todas as substâncias estranhas ao organismo humano. Toda a organização desse complexo sistema tem como objetivo o pronto reconhecimento e destruição dessas substâncias. Para que isso ocorra, células com diferentes funções estão estrategicamente localizadas em diversos tecidos. Além disso, todas essas células se comunicam, fazendo com que a resposta imune seja abrangente e eficaz.

Todos os elementos celulares do sangue, incluindo as células vermelhas que transportam o oxigênio, as plaquetas que deflagam a coagulação sanguínea nos tecidos lesados e as células brancas do sistema imune, derivam das mesmas células, as células-tronco hematopoéticas da medula óssea. Uma vez que essas células-tronco podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sanguíneas, também são conhecidas como células-tronco hematopoéticas plurepotentes. Inicialmente elas originam células-tronco com potencial mais limitado, as quais são as progenitoras imediatas dos eritrócitos, das plaquetas e das duas principais categorias de células brancas.

As células hematopoéticas pluripotentes dão origem a dois progenitores de células, que são os progenitores mielóides e linfóides. Eles por sua vez dão origem às células específicas. Progenitor mielóide – Plaquetas, Eritrócitos, Monócitos, Micrófagos, neutrófilos, basófilos, mastócitos e eosinófilos.

Progenitor linfóide – linfócitos B, linfócitos T e células natural Killer.Além das células imunológicas, também tem órgãos do sistema imune, que são divididos em primários e secundários, de acordo com suas funções.Órgãos primários: são órgãos onde ocorrem a origem, maturação e diferenciação das células linfócitas. Ex.: medula óssea dá origem aos Lt e Lb e faz a diferenciação do Lb. Esses órgãos são: medula óssea e timo.Órgãos Secundários: são órgãos onde ocorrem a montagem e processamento da resposta imune. Ex.: Baço responsável pela filtração do sangue, destruição das hemácias velhas e por captar os antígenos. Esses órgãos são: baço, linfonodos, placas de Payer, tonsilas, BALT, GALT, MALT.

6
Dislike1
User badge image

Paulo Araujo

As células linfóides vai dar origem aos linfócitos, e a as células mielóides originam os eritrócitos, granulócitos, monócitos e plaquetas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Introdução:

As células imunitárias do organismo são originadas da medula óssea. Essa estrutura participa como componente do sistema imunitário do organismo, e origina duas linhagens diferentes para diferentes atividades imunitárias.


Resolução:

A principal diferença entre as células de origem linfóide e mielóide está em suas origens. Enquanto o progenitor mielóide é originado os granulóciotos, o progenitor de linfóide dá origem SOS linfócitos b e t e as células natural killer.


Conclusão:

As estratégias imunitárias dão origem a diversas funções adaptativas e inatas do organismo. Estas são responsáveis pela defesa do organismo e fazem parte de duas linhagens distintas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais