Buscar

Como acho "Elementos de semiótica aplicados ao design" por aqui?

💡 2 Respostas

User badge image

Nathália Cavadas Serra

Elementos semióticos são fáceis de serem encontrados em diversos aspectos porém no Passei Direto é meio chato conseguir encontrar trabalhos disponíveis para consulta.. É interessante tentar entender o que você precisa dentro deste tema e procurar em outros temas e lugares pra alaborar sua própria pesquisa...

0
Dislike0
User badge image

Bianca Magalhães

Quando o assunto é Semiótica, é comum associar essa palavra à conhecimentos teóricos, monótonos e tediosos. Mas, na verdade, por trás desse nome – que pode soar complicado – estão dicas preciosas e práticas que vão ajudar a transformar o nosso processo de criação.

A Semiótica aplicada ao design vai muito além de uma fórmula que aprendemos uma vez na vida e deixamos de lado. Pelo contrário, ela pode ocupar o espaço de conselheira e livro de cabeceira na hora de clarear ideias e encontrar novos caminhos. Quer saber como?

Para recapitular, a Semiótica (do grego “semeion”, que significa signo) é uma ciência que estuda os signos e todos os fenômenos culturais como sistemas de significação.
Ela pode ser aplicada ao analisar e interpretar palavras, sons, vídeos e imagens. Por isso, no design ela é tão importante, já que é utilizada para atribuir valor e sentido aos estímulos visuais trabalhados.

Mas, na prática, como utilizar esse conhecimento? A Semiótica aplicada ao design é possível? A resposta é “sim” e, primeiro, é preciso compreender o que é um signo. Um signo tudo à que podemos atribuir um sentido.

Quando observamos algum signo, rapidamente fazemos associações, atribuímos valor e compreendemos algo. Ou seja, quando imaginamos alguma coisa uma associação à algum signo é feita em nossa mente. Tudo isso, é claro, também leva em consideração o repertório de cada pessoa.

São três as vertentes da Semiótica. Entre elas está a concebida pelo filósofo Peirce – bastante estudada nos cursos de design e comunicação visual. É essa que traz maiores contribuições para o design, a partir da distinção de três tipos de signos. Separamos cada um deles, diferenciando a forma e objetivo, com dicas e exemplos para aplicar esse conhecimento no seu dia a dia. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais