Buscar

sem pode me ajudar com um trabalho escrito motor Dahlander??

💡 1 Resposta

User badge image

raphael peixoto de souza

Dahlander ainda é viável economicamente para aplicações onde se deseja apenas uma mudança discreta das velocidades.

Motor Dahlander tem em seu estator seis bobinas, que podem-se combinar de duas formas: estrela/triângulo e dupla estrela.

A ligação Dahlander permite uma relação de polos de 1:2, o que corresponde a mesma relação de velocidade. Quando a quantidade de polos é maior, a velocidade é mais baixa e quando são menos polos, a velocidade é mais alta. Como fórmula temos: n = s.f / p , onde n = velocidade , p o número de pólos, s = escorregamento e f a freqüência.

Existem três tipos de arranjos de ligação, que fornecem três situações: Conjugado constante, Potência constante e Conjugado variável. A escolha depende do tipo de carga que será acionada. Por exemplo: nas bombas centrífugas e ventiladores, o conjugado aumenta quadraticamente com a velocidade, portanto é variável.

No circuito de comando deve estar previsto o intertravamento elétrico entre os contatores que se energizados juntos causam curto circuito e se possível até intertravamento mecânico..

Igual cuidado deve ser tomado nos serviços de montagem, evitando-se inversões que podem causar curtos circuitos, sentidos de rotação diferentes entre a alta e a baixa velocidade que pode causar avarias mecânicas nos equipamentos.

Outra observação é com relação aos reles térmicos que como aparece no diagrama de circuito de força, são dois. Isso decorre da necessidade de ajustes de corrente diferente e devido mudar o lado de alimentação, quando então o térmico não tem mais função.

As velocidades mais utilizadas em 60Hz na conexão Dahlander são : Velocidades 450 / 900; 900 / 1800; 1800 / 3600 (RPM), XVI e VIII pólos; VIII e IV pólos; IV e II pólos respectivamente.

Se conectamos os enrolamentos em estrela ou em triângulo, a velocidade vai ser a menor, e se conectamos em dupla estrela a velocidade vai ser o dobro. Sendo assim, a potência absorvida pelo motor na conexão em dupla estrela é o dobro da absorvida na conexão em estrela e a potência absorvida em dupla estrela, é um 15% a mais do que a potência absorvida na conexão triângulo . Além disso, o rendimento em velocidade maior é melhor do que em velocidade menor

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais