Buscar

calcular o valor do raio atomico

💡 1 Resposta

User badge image

Thiago Freitas

O raio atômico pode ser calculado teoricamente ou experimentalmente. No caso de ser experimentalmente é medida (com técnicas e aparelhos próprios) a distância mínima que dois átomos podem ter sem se ligarem, ou seja, sem intersectarem as suas nuvens eletrônicas. Essa distância internuclear é dividida por dois e corresponde ao raio atômico. Os átomos têm de ser do mesmo tipo por que doutra forma não seria correto dividir por dois. 

No caso dos métodos teóricos, tem-se em conta que, apesar da probabilidade de encontrar os electrões de um átomo num determinado ponto do espaço nunca se anular, esta diminui muito rapidamente com a distância ao núcleo. Assim, pode pensar-se o átomo como uma esfera de volume definido por uma superfície de contorno e assim calcular-se o valor do seu raio. 

Na Tabela Periódica é possível estabelecer uma relação: os raios atómicos aumentam, no grupo, à medida que o número atómico aumenta e diminuem, no período, à medida que o número atómico aumenta. 
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais