Buscar

Por que não pode haver custo de oportunidade sem escassez ?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Estevan

Porque supondo que não haja escassez de nenhum tipo de recurso não seria necessário fazer escolhas quanto ao que produzir ou deixar de produzir, sem esse trade off o custo de oportunidade desaparece.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Custo de oportunidade é o custo de escolher uma alternativa sobre outra e perder o benefício oferecido pela oportunidade perdida, investindo ou não. Custo de oportunidade refere-se a um benefício que uma pessoa poderia ter recebido, mas desistiu, para tomar outro curso de ação. Dito de forma diferente, um custo de oportunidade representa uma alternativa abandonada quando uma decisão é tomada. Esse custo é, portanto, mais relevante para dois eventos mutuamente exclusivos. No investimento, é a diferença de retorno entre um investimento escolhido e aquele que é necessariamente passado para cima.

Ao avaliar a lucratividade potencial de vários investimentos, as empresas buscam a opção que provavelmente produzirá o maior retorno. Muitas vezes, isso pode ser determinado observando-se a taxa de retorno esperada para um determinado veículo de investimento. No entanto, as empresas também devem considerar o custo de oportunidade de cada opção. Suponha que, dada uma quantia fixa de dinheiro para investimento, uma empresa deve escolher entre investir fundos em títulos ou usá-los para comprar novos equipamentos. Não importa qual opção seja escolhida, o lucro potencial que é perdido por não investir na outra opção é chamado de custo de oportunidade.

1
Dislike0
User badge image

anderson sparrenberger

Sem escassez não há alternativas a serem deixadas de lado; portanto não há custo de oportunidade

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais