Buscar

O que é o esclareminto para KANT?

💡 5 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Segundo Kant, Esclarecimento ocorre quando o homem deixa o estado de menoridade, definida como a incapacidade de utilizar seu entendimento sem que outro indivíduo o guie nesse caminho.


A menoridade, segundo o filósofo, é exclusivamente culpa do próprio indivíduo caso tal estado existe por conta da ausência de coragem e atitude e não na falta de compreensão. Kant utiliza a máxima “Sapere aude!”, ou “tenha coragem de fazer uso de teu próprio entendimento”, como lema do Esclarecimento.


Assim, Esclarecimento é a saída do indivíduo da menoridade (incapacidade de utilizar seu entendimento sem que outro indivíduo o guie nesse caminho).

2
Dislike0
User badge image

Afonso Henrique

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele é o próprio culpado”. No entanto, esta definição inicial parece apenas substituir um problema com outro, ou seja: esclarecimento é não-menoridade; sim, mas antes de saber o que não é, não seria o caso de procurar entender o que se quer dizer com “menoridade” e por que a permanência em seus limites implica culpa?

1
Dislike0
User badge image

JOÃO MARCOS PENNA DE ANDRADE

            Menoridade é o estado de espírito humano em que se submete à tutela psicológica e moral de outrem enquanto a maioridade é a libertação pessoal definitiva de tal tutela. Um ser aceita submeter-se à menoridade por ou preguiça ou covardia.

            O ou esclarecimento ou ilustração é o projeto iluminista de propagação do ideal de libertação da menoridade através dos conhecimento e progresso científicos e baseia-se na evolução das liberdades individuais fundamentais de cada ser, mormente a livre-iniciativa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais