Buscar

PORQUE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL , NÃO É ABSOLUTA?

💡 5 Respostas

User badge image

Guilherme Mello

Trata-se de um direito que, pelo status que carrega (o de Direito Fundamental, um direito inerente à todo cidadão), ao ser exercido acaba por entrar em contato com os direitos do outro (de outra pessoa). É como diz o famoso jargão "a minha liberdade começa onde a sua termina" ou "o meu direito acaba onde o seu inicia" e vice-versa. Este tipo de direito se exerce em uma via de mão dupla, ou seja, a partir do momento em que você fere o direito do outro, você abre margem para que o seu também seja alvejado e, sob a ótica do neoconstitucionalismo, que é a teoria constitucional adotada no Brasil, busca-se ao máximo a proteção dos direitos de todos, o que acaba por tirar dos Direitos Fundamentais o caráter absoluto. Para que a liberdade de expressão fosse absoluta, nenhuma sanção deveria ser aplicada sobre uma pessoa quando ela ferisse a honra, por exemplo, de outra. Observe que, nem mesmo o bem jurídico de maior importância no nosso ordenamento é absoluto, que é o direito à vida. Nos casos de legítima defesa, por exemplo, o direito à vida é relativizado consigo próprio pois você tem a prerrogativa de tirar a vida do outro a partir do momento que a sua vida está ameaçada. Mais um exemplo, ligado diretamente ao direito citado por você, é o choque entre o direito à liberdade de expressão estando vedado o anonimato (art. 5o, IV) e a inviolabilidade da liberdade de crença. Se absoluto fosse o direito à Liberdade de Expressão, não viveríamos em uma sociedade justa e igualitária pois você teria o privilégio de ferir o direito do outro sem que o seu fosse, de alguma forma, ferido.
2
Dislike0
User badge image

Lucimar Simões

Brasil

Projetos de Lei 141/2011,1589/2015 e a Emenda à Constituição 206/12, intencionalmente são medidas covardes de e instituir a ditadura do silêncio em nosso país. Diante dos escândalos envolvendo agentes políticos, mais do que nunca, faz-se necessário a liberdade de expressão, de pensamento e de imprensa sobre atos imorais e ilegais. O direito de resposta já está normatizada na CF/88 "é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem", contudo, conforme Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o direito de resposta não pode servir de controle impeditivo a plena democracia, pois o interesse público sobressai sobre o interesse individual, principalmente quando corrompe a democracia.

"O direito à livre expressão do pensamento (...) não se reveste de caráter absoluto, pois sofre limitações de natureza ética e de caráter jurídico. Os abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento, quando praticados, legitimarão, sempre "a posteriori", a reação estatal, expondo aqueles que os praticarem a sanções jurídicas, de índole penal ou de caráter civil."

2
Dislike0
User badge image

Guilherme Mello

E um importante detalhe nessa questão é que deve haver sempre a proporcionalidade entre o agravo e sua devida resposta.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais