Buscar

Diferança entre: Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito e Epistemologia Juridica.

Diferenças entre áreas do direito.

💡 3 Respostas

User badge image

Marcos Habmael

Epistemologia jurídica é a teoria da ciência do direito. Epistemologia vem do grego "episteme" e "logos: Estudo do conhecimento. A espistemologia jurídica faz um estudo do método, do objeto, dos pressupostos, etc. e relaciona com as outras ciencias.

3
Dislike0
User badge image

Sara Thayse

Basicamente, sei diferenciar a tgd da filosofia jurídica.

a TGD busca compreender os sistemas jurídicos, e a filosofia jurídica busca compreender o homem e o mundo. Tanto é que filósofos como Platão, Aristóteles, Kant e Hegel se interessaram pela área do direito, mas eles se preocupavam mais com o que o direito deveria ser do que com o que ele realmente é. Esta última preocupação cabe a TGD.

TGD -> Teoria Geral do Direito.

Ps: Não soube inserir a epistemologia na resposta, porém espero ter ajudado.

2
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

A Teoria Geral do Direito é, segundo Dimitri Dimoulis, a disciplina que se dedica a analise de conceitos jurídicos fundamentais, comuns aos diferentes sistemas jurídicos ou ramos do direito.

A Filosofia do Direito, por sua vez, é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o direito. Objetiva, através de reflexões e questionamentos, buscar a verdade real e processual visando aplicá-las no mundo jurídico, contribuindo para o sentimento de justiça. 

A Epistemologia Jurídica, segundo Maria Helena Diniz, "é a teoria da ciência do direito, um estudo sitemático dos pressupostos, objeto, método, natureza e validade do conhecimento jurídico-científico, ferificando suas relações com as demais ciências, ou seja, sua situação no quadro geral do conhecimento".

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais