Buscar

Cite proteínas com função hormonal

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Carvalho

insulina e glucagon 

0
Dislike0
User badge image

Rafaela Ansiliero

Insulina e glucagon que atuam na concentração de glicose no sangue, e o hormônio somatotrofico que é o responsável pelo crescimento.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os hormônios baseados em proteínas, mais comumente chamados de hormônios peptídicos, são compostos de aminoácidos, que são os blocos estruturais de todas as proteínas, incluindo as proteínas que você ingere. Hormônios peptídicos tendem a ser globulares, o que significa que eles têm uma forma de bola. Eles também tendem a ser solúveis em água, o que significa que eles podem se dissolver e viajar facilmente através do sangue.

Exemplos incluem insulina, ocitocina e somatotropina. A insulina regula o metabolismo da glicose, controlando a concentração de açúcar no sangue. A ocitocina estimula as contrações durante o parto. A somatotropina é um hormônio do crescimento que estimula a produção de proteínas nas células musculares.

Ao contrário dos hormônios esteróides, que podem atravessar a membrana de uma célula e entrar na célula, os hormônios peptídicos não podem passar pela membrana. Isso ocorre porque as membranas celulares consistem em compostos graxos chamados fosfolipídios e os hormônios baseados em proteínas são solúveis em água e não solúveis em gordura. Em vez disso, os hormônios peptídicos se ligam a receptores do lado de fora das células, o que desencadeia uma resposta dentro da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais