Buscar

qual a importância de conhecermos as funções estomatognatico e a relação na odontologia

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O conhecimento da base anatômica de cabeça e pescoço é fundamental para o entendimento das bases fisiológicas das funções estomatognáticas. Os músculos são as peças chaves para a dinâmica dos movimentos e para a execução das funções estomatognáticas, eles ficam inseridos nas estruturas da cabeça (osso, cartilagem). As funções estomatognáticas são atividades fisiológicas imprescindíveis e estão estreitamente ligadas entre si, pois utilizam muitas das mesmas estruturas.


Esta ligação é tão direta que o mau funcionamento de qualquer uma delas reflete no funcionamento das demais. Um equilíbrio saudável entre essas diversas funções, é fundamental, para que haja a integridade da saúde física e psicológica do indivíduo.


O sistema estomatognático, “identifica um conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula”, por isso o nome grego gnatos, que significa mandíbula. Mesmo tendo suas características próprias, depende do funcionamento dos outros sistemas do corpo humano (sistema nervoso, o circulatório, endócrino, etc.), “porque não constitui uma unidade separada do resto do organismo, mas se integra estritamente a ele”.


Desde a sua formação, o sistema estomatognático durante o desenvolvimento da pessoa passa por várias adaptações, e é dinâmico, podendo apresentar alterações morfológicas durante todo o processo de crescimento/desenvolvimento, ou seja, durante toda a vida.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais