Buscar

Questão sobre o gás Sarin, utilizado na Síria. Na descrição.

Uma missão de pesquisa da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) concluiu que gás Sarin foi usado como arma química no ataque de 4 de abril de 2017 à cidade síria de Khan Sheikhun. Pelo menos 87 pessoas, incluindo muitas crianças, foram mortas no ataque  (Fonte: Folha Uol online). Diante do fato ocorrido, diga como atua o gás Sarin no organismo, quais os principais efeitos FARMACOLÓGICOS observados decorrentes de sua inalação e como as pessoas intoxicadas podem chegar ao óbito.

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Leite

Atua no sistema nervoso central impedindo a enzima acetilcolinesterase de inibir a ação do neurotransmissor acetilcolina, que transmite impulsos nervosos ao organismo, sendo assim, os músculos se desordenam fazendo com que os órgãos parem de funcionar. É absorvido através dos olhos, pele, e também pela ingestão ou inalação. Em concentrações de 200 mg de sarin/m³,  age muito rápido no organismo causando a morte em poucos minutos.

Existem antídotos inibidores do gás Sarin no organismo, como a atropina na forma de sulfato de atropina, mas é preciso ser aplicado imediatamente após ser contaminado. Outra ação imediata deve ser a remoção das roupas da pessoa contaminada e a lavagem ou evaporação do gás existente no local. Nunca fazer respiração boca a boca na vítima e encaminhá-la rapidamente para atendimento médico.

Sua ação depende do pH do meio onde ele se encontra,  ou seja, em pH ácido, entre 2 e 8 esse gás é altamente potente. Assim, pode-se neutralizar seus efeitos utilizando soluções alcalinas de carbonato de sódio (Na2CO3), hidróxido de sódio (NaOH) ou hidróxido de potássio (KOH).

Para não correr o risco de se contaminar com o gás Sarin, a melhor prevenção é a proteção física com máscaras de gases e roupas adequadas, no caso da sua utilização para fins legais. Mas a melhor proteção é a conscientização de que esse tipo de arma química não deveria estar em uso.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sarin é conhecido por ser altamente mortífero (1 ml em contato com a pele pode matar uma pessoa) e relativamente barato para ser produzido. Os responsáveis pelo ataque no metrô de Tóquio gastaram "apenas" US$ 10 milhões para fazer seu estoque.


O sarin é um agente nervoso, substâncias que agem ao evitar o funcionamento correto de uma enzima que atua como o "interruptor" de músculos e glândulas. Sem esse interruptor, as glândulas e músculos são constantemente estimulados, o que deixa as vítimas cansadas e sem conseguir respirar.


Pode ser usado de diversas formas. Pelo ar, ao ser liberado em um local como aerossol ou por vapor. Pode ainda contaminar água, comida e, quando lançado no ar, pode contaminar plantações. A forma mais perigosa é a primeira - pela qual a vítima pode morrer em poucos segundos. É absorvido pelo corpo por inalação, ingestão, contato com a pele e também com os olhos. 


Esse gás é encontrado na forma líquida ou vapor, possui odor adocicado. Seu ponto de fusão é de -57°C,  ponto de ebulição de 147°C e densidade 1,089 g/mL. Por ser um gás perigoso não há divulgação de sua síntese , pois, se isso acontecer poderá ser fabricado e utilizado de forma inadequada. O ácido fosfórico (H3PO4) presente na molécula do gás Sarin e a temperatura, são fatores que aceleram a reação do gás, fazendo com que a mesma se torne rápida.

0
Dislike0
User badge image

Breno frazao

nvcjhvbyvhhkyjvyhv

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais