Buscar

Bioquímica

Por que razão existe no citoplasma das células muito mais lactato do que piruvato em condições anaeróbicas, e mais piruvato do que lactato em condições aeróbicas?

💡 1 Resposta

User badge image

Heloisa Rodrigues

O lactato é produzido a partir do piruvato em grande quantidade apenas em condições anaeróbicas. A via glicolítica produz piruvato, e este, em presença de oxigênio, é degradado no ciclo do ácido cítrico produzindo NADH e FADH2 para a fosforilação oxidativa na mitocôndria. Normalmente, haverá pouco ácido láctico nessas condições. Na ausência de oxigênio (anaerobiose), o piruvato precisa ser convertido a ácido láctico, pois essa é a nica reação capaz de regenerar NAD+ para que a glicólise possa continuar. A necessária produção de ácido láctico em anaerobiose explica porque a relação piruvato/lactato é bem menor que 1 nas células que estão sem oxigênio, e bem maior que 1 nas que estão em presença de oxigênio

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Isso acontece devido às condições anaeróbicas. A conversão do Piruvato à Lactato, ocorre nas células que não possuem oxigênio mitocondrial (retina, cérebro, eritrócitos, e em alguns casos especiais, em fibras musculares com atividade intensa). 

Portanto, como o piruvato, nessas células, é convertido em lactato, essa substância ocoore em quantidades muito maiores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais