Buscar

Como calcular a massa do foton sabendo que ele tem energia E

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

É possível atribuir uma "massa relativística" ao fóton, a qual depende de sua freqüencia. Isto baseia-se num antigo uso da palavra "massa" que, embora não seja de todo errado, caiu em desuso. 

A "massa relativística", atribui para as partículas uma massa proporcional à sua energia TOTAL, dando a cada objeto uma massa que depende de sua velocidade: 

m = E / c²

A NOVA, MODERNA definição atribui a cada objeto apenas UMA massa, uma quantidade invariável, que não depende de sua velocidade, dada por: 

m = Eo / c² 

onde Eo é a energia de repouso do objeto. 


Note-se que, usando a moderna definição padrão de massa, a equação "E = mc²" é INCORRETA e precisa ser escrita assim (v e p são respectivamente velocidade e momento): 

E = mc² / √(1 - v²/c²), ou então assim: 

E² = m²c²c² + p²c²

A "massa relativística" de um objeto é, de fato, sua ENERGIA e não há razão para usar outro nome para energia. "Energia" é uma boa palavra. Entretanto, a massa de um objeto é uma propriedade fundamental e invariável do mesmo e precisamos de uma nova palavra: massa. 

F = m.a
F = G m1 m2 / d²

Não existe uma definição de massa para a qual essas relações sejam corretas relativisticamente: elas precisam ser GENERALIZADAS. E as generalizações são mais diretas se a definição padrão de massa for utilizada. 

A "massa relativística" - ENERGIA - de fótons depende de sua freqüencia. Fótons ultra-violeta são mais "massivos" - ENERGÉTICOS - que fótons visíveis. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais