Buscar

Complemento nominal ou adjunto adnominal?

Na frase "A intervenção do Estado na economia sempre traz resultados negativos":

Qual a função sintática de "do Estado" e de "na economia"? E por quê?

💡 2 Respostas

User badge image

Melina Rodrigues

do Estado: 

Complemento Nominal: é sempre preposicionado e ligado com um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato. Seu sentido é passivo (aquele que recebe a ação).

Adjunto adnominal: nem sempre é preposicionado e é ligado a substantivos abstrato ou concreto. Seu sentido é ativo (aquele realiza a ação).

Estado é um substantivo concreto então, no caso, é um adjunto adnominal. Seria um pouco mais difícil de classificar se fosse uma substantivo abstrato pois ambos apresentam esta classificação. E se verificar o "Estado" é quem realiza a ação. O Estado intervém.

na economia: 

Ao meu ver a frase seria "A intervenção na economia". Segundo a regência nominal, o certo é "intervenção em" e também a palavra "economia" é um substantivo concreto. Logo, será também um adjunto adnominal.

A função de "do Estado" eu tenho certeza que é essa a resposta. Mas a de "na economia" quase certa...

2
Dislike0
User badge image

Wallace

Melina, porém o sujeito dessa oração é a Intervenção que por sua vez é um substantivo abstrato, do estado faz a ação " De quem é a Intervenção? do Estado" E por esse motivo sabemos que é adjunto adnominal, quanto ao na economia acredito eu, se não estiver errado, que se trata de um CN, pois recebe a ação da intervenção ( não é adjunto adverbial, pois não altera em nada o verbo) agora SEMPRE seria um adjunto adverbial. Resultados OD e negativos adjunto adnominal.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais