Buscar

O que é recursos morfológicos?

💡 7 Respostas

User badge image

Junio Rodrigues

Os casos mais comuns de exploração expressiva de recursos morfológicos estão relacionados com o uso de determinados sufixos. E muito freqüênte o emprego dos sufixos aumentativos e diminutivos para exprimir conteúdos afetivos nem sempre relacionados com a dimensão física dos seres. É o caso de palavras como mulherão ou coitadinho, que fazem referência respectivamente à beleza e às características psicológicas dos seres designados. Tratamos desses e de outros casos quando estudamos a estrutura e a formação das palavras.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Morfologia é o estudo da estrutura, formação, classificação e flexão das palavras. Para concretizar seus objetivos, a morfologia considera as palavras isoladamente, fora do contexto de qualquer frase, oração ou período.


Os recursos morfológicos normalmente estão presentes na estilística em sufixos das palavras, os mais comuns são os de aumentativo e diminutivo. Esses dois tipos de sufixos normalmente referem-se ao tamanho de alguém ou algo, mas neste contexto não precisam referir-se necessariamente a isso, e por essa razão é possível, por exemplo, compor apelidos carinhosos simplesmente adicionando-se um sufixo diminutivo a um nome próprio.

1
Dislike0
User badge image

tania viu

Obrigada!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais