Buscar

A economia brasileira é a maior da América Latina!

A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sétima maior do mundo por PIB nominal e a sétima maior por paridade do poder de compra (PPC). Reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global. O país é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), G20, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Latina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), além de ser um dos países BRIC. Sobre o posicionamento do Brasil em relação ao resto do mundo, podemos identificar os seguintes elementos:

I. O aumento da produção agrícola brasileira, superior a 300% entre 1990 e 2005, foi estimulado principalmente pelas importações em detrimento da produção ao mercado interno.
II. O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. Entre as principais commodities produzidas e exportadas por nosso país temos o petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio.
III. A agricultura nem sempre desempenhou um papel importante na geração de riquezas no Brasil, apenas assumindo este papel em meados do século XX.
IV. Conforme dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, etanol e suco de laranja. Além disto, lidera o ranking das vendas externas do complexo de soja (grão, farelo e óleo), que é o principal gerador de divisas cambiais.

💡 1 Resposta

User badge image

gabriella Pinheiro

II e III, apenas. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais