Buscar

O que quer dizer cadeia aberta e cadeia fechada?

Como por exemplo na pelve, não consigo definir quais movimentos são em cadeia aberta ou fechada.

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Krüger

Um movimento em cadeia aberta é definido como aquele que ocorre quando o segmento distal de uma extremidade move-se livremente no espaço, resultando no movimento isolado de uma articulação. Por exemplo, quando se está em pé e se faz abdução de ombro, o ombro faz o movimento e o membro superior se desloca de modo que a articulação do punho está mudando sua posição no espaço sem ela própria ter que realizar um movimento.

Já um movimento em cadeia fechada é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre. Como exemplo temos o agachamento, onde os pés estão fixos no chão e não se movem no espaço, tendo toda a carga do peso corporal sobre si, porém, mesmo o agachamento sendo um exercício de flexão de joelho, ele no mínimo envolve também a flexão de quadril e dorsiflexão. 

Ou seja, na cadeia aberta o segmento distal do membro se move livremente no espaço, enquanto que na cadeia fechada o segmento distal está fixo e não se desloca.

5
Dislike0
User badge image

Gabriela Leitzke

Muuito obrigada, facilitou demais! ;)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais