Buscar

como resolvo esse exercício de eletromagnetismo?

Determine a contribuição incremental DH para o campo magnético na origem, causada por um elemento de corrente I.DL (no vácuo) igual a:

  1. 3 piaz mm localizado em (3, -4, 0);
  2. 3 piaz mm localizado em (3, 2, -4);
  3. pi(ax – 2 ay + 2 az) mm localizado em (5, 0, 0);

    Uma linha coaxial de alta potência é resfriada a água, que passa não só por um orifício dentro do condutor interno como também por fora do condutor externo. Os raios do condutor interno são iguais a 5 e 7 mm e os do condutor externo 19 e 20 mm. Os condutores transportam uma corrente contínua de 2000 A. Após determinar H e B dentro dos condutores e entre eles, determine o fluxo em 1,00 m de comprimento:

    1. do condutor interno;                                                            Resp: 59,8   mWb
    2. do espaço entre os condutores;                                            Resp: 399    mWb
    3. do condutor externo.                                                           Resp: 10,43 m Wb

 

Resp: H = -24ax – 18 ayH =  9,60 ax – 14,41 ayH =  -20 ax – 20 az;      [nA/m]  

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A Lei de Gauss explora com mais objetividade as simetrias dos problemas envolvendo o cálculo de campo elétrico. A sua aplicação consiste em considerar o campo elétrico numa superfície fechada, dita superfície gaussiana, que envolve a distribuição de cargas ou parte dela. O campo elétrico total sobre a superfície é a soma dos campos elétricos infinitesimais sobre a superfície. Esta soma é uma soma vetorial, portanto os sinais devem ser levados em conta.

Na prática, consiste em dividir a superfície gaussiana em pedaços tão pequenos que podem ser considerados como uma superfície plana, calcular a contribuição de cada um destes planos infinitesimais e somar continuamente, ou seja: integrar!

Para chegarmos à integral que define a Lei de Gauss, devemos conhecer o conceito de fluxo. Considere um vento uniforme cuja velocidade é ~v. Se Φ é a vazão (volume por unidade de tempo) do ar através da espira mostrada na figura, então Φ depende do ângulo entre ~v e o plano da espira. Se ~v é perpendicular ao plano da espira, então Φ = vA, com A sendo a área da espira. Se ~v é paralela ao plano da espira, o ar não passa pela espira, portanto: Φ = 0. Se o ângulo entre ~v e a área da espira for uim ângulo θ qualquer, então: Φ = vAcosθ, o que significa um produto escalar entre o vetor velocidade e o vetor área: Φ = ~v · ~A. Esta expressão pode ser interpretada como o fluxo do campo de velocidades através da espira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais