Buscar

qual diferença do granuloma para cisto periapical?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O granuloma consiste em estruturas encontradas em determinados estados patológicos específicos que evoluem para um processo inflamatório crônico específico, também chamado de inflamação granulomatosa.


Estas estruturas podem surgir nas manifestações de respostas persistentes de células T a determinadas bactérias, como, por exemplo, a Mycobacterium tuberculosis e Treponema pallidum e a alguns fungos. Também podem ser produzidos em resposta a corpos estranhos.

O granuloma é responsável por isolar o agente ofensor, sendo, portanto, um mecanismo útil de defesa. Todavia, a formação dessa estrutura nem sempre resulta na eliminação do agente causal, o qual comumente pode ser resistente à destruição ou degradação.


O cisto periodontal apical ou cisto radicular é de longe o mais comum da região oral, tendo sido designado também como cisto periapical. É uma lesão comum de origem inflamatória associada a necrose pulpar, comumente uma sequela de um granuloma apical, que devido a manutenção de um processo inflamatório, estimula a proliferação de remanescentes epiteliais na região do periápice.


A maior parte dos cistos radiculares é descoberta durante exames radiográficos de rotina. Pode ser tratado com sucesso pela extração do dente e curetagem do epitélio na zona da patologia apical. Fazer a remoção do cisto é necessário, caso seja incompleta, pode desenvolver um cisto residual meses após o tratamento inicial, caso permaneça no tratamento, pode causar a destruição significante e enfraquecimento da mandíbula ou maxila, mas atualmente com o avanço das terapias endodônticas, a maioria dos tratamentos é feito com sucesso. 

2
Dislike0
User badge image

Lucas Bastos

Gejdmdkidndbd
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais