Buscar

Qual a ação cabível para este caso?

Bom dia, pessoas. Alguém poderia me ajudar? Qual a ação cabível para este caso?
"Fabiano Salgado, brasileiro, casado com Genice Silva, funcionário público estadual exercendo funções em Cabedelo, comprou um carro usado a Estevão Manoel Pedrosa, dono da Carros Maravilha LTda, localizada na BR230, km 26. Dividiu o valor em três parcelas de 10 mil Reais. Quando foi pagar a terceira não houve leitura do código de barras do boleto. Não conseguindo efetuar o pagamento, dirigiu-se à loja e pediu um novo boleto. Não somente deixou de lograr êxito, como foi comunicado que haveria juros por atraso. A diferença perfaz mais de 10% no valor da parcela."

💡 2 Respostas

User badge image

Vinícius Ferraz

Ação de Consignação em Pagamento.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Nesse caso, percebe-se que o devedor não conseguiu, por questões alheias a sua vontade, efetuar o pagamento, agindo de boa-fé. Diante disso, a ação judicial mais eficaz parece ser a consignação em pagamento (depositando-se o valor em juízo), com fundamento nos artigos 334, ss, do Código Civil e nos art. 59, ss, Novo Código de Processo Civil:

CC/02:

Art. 334. Considera-se pagamento, e extingue a obrigação, o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da coisa devida, nos casos e forma legais.

Art. 335. A consignação tem lugar:

I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma;

II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos;

III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil;

IV - se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento;

V - se pender litígio sobre o objeto do pagamento.

Art. 336. Para que a consignação tenha força de pagamento, será mister concorram, em relação às pessoas, ao objeto, modo e tempo, todos os requisitos sem os quais não é válido o pagamento.

Art. 337. O depósito requerer-se-á no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dívida e os riscos, salvo se for julgado improcedente.

 

CPC/2015:

Art. 539. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.

§ 1º Tratando-se de obrigação em dinheiro, poderá o valor ser depositado em estabelecimento bancário, oficial onde houver, situado no lugar do pagamento, cientificando-se o credor por carta com aviso de recebimento, assinado o prazo de 10 (dez) dias para a manifestação de recusa.

§ 2º Decorrido o prazo do § 1º, contado do retorno do aviso de recebimento, sem a manifestação de recusa, considerar-se-á o devedor liberado da obrigação, ficando à disposição do credor a quantia depositada.

§ 3º Ocorrendo a recusa, manifestada por escrito ao estabelecimento bancário, poderá ser proposta, dentro de 1 (um) mês, a ação de consignação, instruindo-se a inicial com a prova do depósito e da recusa.

§ 4º Não proposta a ação no prazo do § 3º, ficará sem efeito o depósito, podendo levantá-lo o depositante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais