Buscar

Defina vírus.

💡 4 Respostas

User badge image

Leandro Souza

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).

2
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

 

Um vírus é uma partícula muito pequena que é capaz de infectar uma célula e potencialmente causar doenças. A célula infectada por um vírus é chamada de "célula hospedeira". A maioria dos vírus é pequena demais para ser vista com um microscópio normal, mas pode ser visualizada usando um microscópio eletrônico. 


O estudo dos vírus é chamado de virologia e é um ramo da microbiologia. Como um vírus é incapaz de se reproduzir sem a ajuda da célula hospedeira, por uma definição estrita, um vírus não pode, portanto, ser considerado um organismo vivo. Uma das características necessárias para um organismo vivo é a capacidade de se reproduzir. Um vírus é, no entanto, capaz de se reproduzir dentro da célula hospedeira, fazendo uso dos processos celulares da célula hospedeira. 


Praticamente todas as células são suscetíveis à infecção por vírus. Diferentes tipos de vírus infectam diferentes células hospedeiras. Assim, existem vírus que infectam plantas, outros que infectam células bacterianas e vírus que infectam seres humanos e outros mamíferos. Ambos eucariontes e procariontes podem ser infectados por vírus. Todos os vírus contêm material genético, DNA ou RNA, incluído em um caso feito de proteína. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um vírus é uma partícula muito pequena que é capaz de infectar uma célula e potencialmente causar doenças. A célula infectada por um vírus é chamada de "célula hospedeira". A maioria dos vírus é pequena demais para ser vista com um microscópio normal, mas pode ser visualizada usando um microscópio eletrônico.


O estudo dos vírus é chamado de virologia e é um ramo da microbiologia. Como um vírus é incapaz de se reproduzir sem a ajuda da célula hospedeira, por uma definição estrita, um vírus não pode, portanto, ser considerado um organismo vivo. Uma das características necessárias para um organismo vivo é a capacidade de se reproduzir. Um vírus é, no entanto, capaz de se reproduzir dentro da célula hospedeira, fazendo uso dos processos celulares da célula hospedeira.


Praticamente todas as células são suscetíveis à infecção por vírus. Diferentes tipos de vírus infectam diferentes células hospedeiras. Assim, existem vírus que infectam plantas, outros que infectam células bacterianas e vírus que infectam seres humanos e outros mamíferos. Ambos eucariontes e procariontes podem ser infectados por vírus. Todos os vírus contêm material genético, DNA ou RNA, incluído em um caso feito de proteína.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais