Buscar

Aponte e explique as ondas de acesso à justiça.

ondas

💡 1 Resposta

User badge image

Mariane de Andrade

Primeira onda: "Assistência judiciária para os pobres".  A primeira onda busca os meios de facilitar o acesso das classes menos favorecidas à Justiça, destrinçando os diversos modelos de prestação de assistência judiciária aos necessitados.

Segunda onda: "Representação dos interesses difusos".

            Esta onda centra o foco de preocupação especificamente nos interesses difusos, forçando a reflexão sobre noções básicas do processo civil e sobre o papel dos tribunais  nos diversos sistemas jurídicos. Numa primeira percepção, são chamados de interesses difusos os "interesses coletivos ou grupais", diversos daquele interesse dos pobres, que caracteriza a primeira onda.

Terceira onda: "Acesso à representação em juízo, a uma concepção mais ampla de acesso à Justiça, e um novo enfoque de acesso à Justiça."

            Essa onda encoraja a exploração de uma ampla variedade de reformas, incluindo alterações das formas de procedimento, mudanças na estrutura dos tribunais ou a criação de novos tribunais, o uso de pessoas leigas, como juízes e como defensores, modificações no direito substantivo destinadas a evitar litígios ou facilitar sua solução, e a utilização de mecanismos privados ou informais de solução dos litígios.  Esse enfoque não receia inovações radicais e compreensivas, que vão muito além da esfera de representação judicial.

a Quarta Onda renovatória, vem contribuir indicando medidas para aprimorar recrutamento, especialização, capacitação e diversificação da oferta, a fim de melhor promover os intentos de justiça ambiental. Também merece destaque as dificuldades suscitadas no acesso à Justiça decorrentes do paradigma de Estado Democrático de Direito. Observa-se que as atividades de poder de 356 polícia do Estado, estão em sua maioria, ainda eivadas pela ótica autoritária na forma de sua condução, o que se reflete diretamente na forma como o procedimento administrativo é gerido. Este problema faz-se presente nas matérias ambientais. A resposta dada pela Quinta Onda renovatória aponta para a necessidade de revisar práticas e recompor toda a estrutura do conceito de acesso à Justiça no Estado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais