Buscar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LEI COMPLEMENTAR E LEI ORDINÁRIA?

💡 2 Respostas

User badge image

Cristina Pedro

A DIFERENÇA ENTRE UMA LEI COMPLEMENTAR E UMA LEI ORDINÁRIA ESTÁ NO QUORUM DE APROVAÇÃO E NA INDICAÇÃO QUE A CONSTITUIÇÃO FAZ QUANDO DESEJA QUE O TEMA SEJA APROVADO POR LEI COMPLEMENTAR.

PARA APROVAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR É NECESSÁRIO QUORUM QUALIFICADO OU MARIORIA ABSOLUTA (5O% +1 DE TODOS OS MEMBROS DA CASA).

PARA APROVAÇÃO DA LEI ORDINÁRIA É NECESSÁRIO QUÓRUM DE MAIORIA SIMPLES OU RELATIVA ( 50% + 1 DOS MEMBROS PRESENTES).

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A lei complementar, como o próprio nome diz, tem o propósito de complementar, explicar ou adicionar algo à constituição, tendo seu âmbito material predeterminado pelo constituinte. Quanto ao quórum para aprovação, a lei complementar exige maioria absoluta.

No que se refere a lei ordinária, o seu campo material é alcançado por exclusão. Se a constituição não exige a elaboração de lei complementar, a lei ordinária será a via adequada. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita.

Importa ressaltar, no entanto, que a jurisprudência do STF determina que não há hierarquia entre lei ordinária e lei complementar. Elas apenas atuam em campos diversos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais