Buscar

o que é o Princípio da Legalidade

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

O art. 5º, inciso II, da Constituição Federal, assim prevê: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

Trata-se de um comando geral e abstrato, do qual concluímos que somente a lei poderá criar direitos, deveres e vedações, ficando os indivíduos vinculados aos comandos legais, disciplinadores de suas atividades.

Desta forma, conclui-se que o princípio da legalidade é uma garantia constitucional. Através deste princípio, busca-se proteger os indivíduos contra os arbítrios cometidos pelo Estado, ou até mesmo os cometidos por outros particulares. Assim, os indivíduos têm ampla liberdade para fazerem o que quiserem, desde que não seja um ato, um comportamento ou uma atividade proibida por lei.

Como aponta o professor Pedro Lenza, "no âmbito das relações particulares, pode-se fazer tudo o que a lei não proíbe, vigorando o princípio da autonomia de vontade".

1
Dislike0
User badge image

Phylyppe Nunes Sousa

exemplo art 2 & 2 ninguém e obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não em virtude de lei
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais