Buscar

Genética

Os chimpanzés normais tem 48 cromossomos. Um mesmo casal de animais desta espécie, ambos fenotipicamente normais, teve três filhotes: uma fêmea fenotipicamente normal, mas com 47 cromossomos e dois machos com 48 cromossomos, sendo um normal e outro com sinais clínicos da trissomia do cromossomo 22 (retardo de desenvolvimento neuromotor, hipotonia, fissura palpebral obíqua e língua protruída). Qual é a explicação mais provável para os diferentes números de cromossomos dos filhotes e sua correlação com os fenótipos dos animais mencionados?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão, precisamos ter conhecimentos sobre doenças ligadas ao sexo.


A herança ligada ao sexo refere-se aos genes localizados em cromossomos sexuais que estão envolvidos na determinação de características. Os genes localizados no cromossomo X que têm alelo correspondente no cromossomo Y, seguem o padrão da herança ligada ao sexo.Assim, a herança ligada ao sexo está restrita aos cromossomos sexuais. Enquanto, a herança autossômica é a que ocorre nos cromossomos autossômicos.


Perceba que a fêmea, mesmo tendo número de cromossom menor, não apresenta nenhuma doença, indicando que provavelmente é uma doença ligada ao sexo. Além disso, vemos que um dos machos também não possui a doença, significando que ela é recessiva.


Portanto, a explicação mais provável é que seja uma doença recessiva ligada ao sexo.

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/heranca-ligada-ao-sexo/

2
Dislike0
User badge image

Matheus Conceição

total de 48cromossomos dividido por 2:

22

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais