Buscar

qual o ciclo de fasciola hepatica?

💡 3 Respostas

User badge image

Lilian Zapatosni

A fasciolose hepática é uma zoonose, verme achatado e de corpo foliáceo, que tem ampla distribuição geográfica e é conhecido popularmente como baratinha do fígado. E sua forma infectante, após ser ingerida, atravessa a mucosa intestinal, passa para a cavidade peritonial e alcança o fígado, onde migra pelo parênquima hepático durante as primeiras oito semanas até atingir os ductos biliares. Nesse estágio passa a afetar muito mais a produtividade dos animais. O parasita torna-se um hematófago e provoca o aparecimento de anemia severa. É nesta fase, também, que surgem os problemas de crescimento nos animais jovens e a queda do ganho de peso pode ser acentuada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>É uma espécie de verme trematódeo a subclasse Digenea, caracterizado por forma lanceoladas com duas ventosas, uma boca e um ventral e um ciclo biológico com duas gerações (digenéticos) em dois hospedeiros, um molusco gastrópode anfíbio e um mamífero. É um parasita dos ductos biliares e da vesícula biliar de herbívoros e onívoros, incluindo humanos; é o agente causal de um dosa maioria das parasitoses generalizadas da pecuária, a fasciolíase (ou fasciolose), que é considerada uma das doenças parasitárias mais importantes no mundo dos ruminantes domésticos.Os ovos deixam o hospedeiro definitivo com fezes. Dos ovos eclosão miracídio ciliadas larvas. Larvas miracidio penetram no hospedeiro intermediário, um caracol de água doce. Dentro do caracol, as larvas de miracídios são transformadas em esporocistos que se desenvolvem em redias e estes em cercárias. As cercarias abandonam o caracol e, depois de um período de vida livre na água, se enchem de plantas aquáticas, transformando-se em metacercárias. As metacercárias são ingeridas por bovinos ou humanos, os hospedeiros definitivos que são desarmados no duodeno.Do duodeno passar para os ductos biliares, onde se originam adultos que irão produzir ovos que vão deixar o hospedeiro e fechar o ciclo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais