Buscar

Quando um escoamento é dito incompressível?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Santiago

Quando as variações na velocidade são desprezíveis.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A mecânica dos fluidos é a parte da física que estuda o efeito de forças em fluidos. Os fluidos em equilíbrio estático são estudados pela hidrostática e os fluidos sujeitos a forças externas diferentes de zero são estudados pela hidrodinâmica. O conhecimento e a compreensão dos princípios básicos e dos conceitos da mecânica dos fluídos são essenciais para analisar qualquer sistema no qual um fluído é o meio produtor de trabalho. Nestas aplicações , pincipalmente na engenharia e nos estudos de física, estão inclusos quase todos os projetos de meio de transporte, análise do efeito do vento em construções civis, tubulações, bombas, bombas de água, ventiladores, turbinas (de aviões e navios), aquecimento e ventilação de residências (ar-condicionado). Até na área médica temos aplicações da mecânica dos fluídos, como por exemplo, nos projetos de órgãos artificiais como coração e pulmão, além da compreensão de toda a parte circulatória do corpo humano.

Para um escoamento incompressível, permanente e sem viscosidade, a altura de e n e r gia é c o n s t a n te ao l o n go de u ma li n ha de c orr e n te ( e q u a ç ão de Ber n o ulli ); se o e s c o a m e n to for ir r o tacion a l, a c o n s t a n te é v á lida p a ra t o d as as lin h as de c orr e n t e. A a l tu ra de e n e r gia muda d e vido ao a trit o, t e n s õ es no r m ais e a e feit os t r a n sie n t e s; a altu ra pie z o m é t rica mud a, a l é m, d e vido a v a ria ç õ es de á r e a. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais