Buscar

qual a diferença do dna e rna

💡 3 Respostas

User badge image

Francielle Floor

DNA - acido desoxirribonucleico - é o que contém o todo o material genético, localizado no exclusivamente no nucleo.

RNA - acido ribonucleico - é o que transcreve o contéudo do material genetico, realiza a copia exata para assim reaizar a sintese proteica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.  

Em sua estrutura, eles se diferem pois o DNA possui duas cadeias helicoidais, enquanto o RNA possui apenas uma cadeia. Porém, o RNA é mais versátil do que o DNA, sendo capaz de realizar inúmeras tarefas em um organismo.

Nesse contexto, o  DNA, ou ADN em português, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Os genes do DNA são expressos através das proteínas que seus nucleotídeos produzem com a ajuda do RNA. Sua função é armazenar informação genética, controlar atividade celular e produzir RNA.

Por sua vez, o RNA é um ácido nucleico responsável pela síntese de proteínas da célula. As várias formas de RNA sintetizam essas proteínas de acordo com as informações contidas no DNA que tem como função sintetizar proteínas e transferir informação do DNA até o local de síntese de proteínas na célula.

Fonte: https://www.diferenca.com/dna-e-rna/. Acesso em 04 de julho de 2018.

0
Dislike0
User badge image

Amanda Ribeiro

O RNA possui ribose e o DNA desoxirribose, as bases nitrogenadas o qual o DNA possui Timina e o RNA uracila, e o DNA possui fita dupla hélice diferente do RNA que possui somente uma fita em sua estrutura.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais