Buscar

Moreno fundou o psicodrama e para ele, o conjunto socioafetivo e sociocognitivo é denominado de Tele.

Respostas

User badge image

S Mol

 Quando Jacob Levy Moreno criou o psicodrama, ele se constituia de uma prática específica para a terapia de grupo. Porém, sua eficácia terapêutica, através da encenação de conflitos, levou o método a ser utilizado, além da clínica, em outras áreas de atuação e chegou às escolas, às empresas, aos hospitais, entre outros. A proposta é aplicá-lo em campos onde existem problemas de relações humanas e de comunicação como, por exemplo, entre dirigente e dirigido, pais e filhos, homem e mulher, colegas de trabalho ou mesmo junto a pessoas que apresentem alguma problemática social.

pergunta - Quando e como esse método passou a ser usado no Brasil?
resposta - Inicialmente, o psicodrama foi utilizado em uma escola pública, com a utilização de bonecos com a direção de Ofélia Boisson Cardoso, onde eram traduzidas emoções e desordens psíquicas de pequenos transgressores. Em 1930, foi utilizado na escola de aperfeiçoamento pedagógico de Belo Horizonte, onde as professoras e as alunas utilizavam o teatro de bonecos - uma das técnicas do psicodrama - para a reeducação, sob orientação de Helena Antipoff. Em 1949, o Dr. Guerreiro Raos, ligado ao Dr. Jacob Levy Moreno, criador do psicodrama, conduziu um seminário no Rio de Janeiro onde esse método foi um dos temas relevantes. A partir dessa época, o psicodrama se expandiu, o professor Pierre Weil realizou experiências com o psicodrama aplicado em treinamento no SENAC/RJ. Na década de 70, foi fundada a SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de grupo e Psicodrama) e a FEBRAP (Federação Brasileira de Psicodrama) que formam especialistas e organizam eventos referentes ao tema.

pergunta- Qual a diferença entre psicodrama e dinâmica de grupo?
resposta - As técnicas e a teoria são diferentes. Quanto aos objetivos dessas, podemos utilizar ambos para um mesmo objetivo. Vamos esclarecer: o psicodrama se utiliza da representação de papéis. Por exemplo, um protagonista representa a fala do colaborador motivado e o outro do desmotivado dentro da empresa. Tratamos uma questão problemática ou de conflito vivida pelos protagonistas. O foco é o problema vivido. A dinâmica de grupo também pode trabalhar conflitos, porém, se utiliza de técnicas vivenciais que facilitem este trabalho. Selecionamos previamente técnicas que favoreçam a melhora do desenvolvimento do grupo na questão a ser trabalhada. O foco não é a representação e sim a vivência. Os recursos utilizados podem ser além da fala, o material pedagógico, dentre outros. Ou seja, no psicodrama corresponde a aprender representando e na dinâmica de grupo se aprende vivenciando.

pergunta- De que maneira podemos identificar qual o momento certo para se usar o psicodrama ou a dinâmica de grupo?
resposta- O psicodrama requer um lugar adequado e reservado, um profissional preparado e um tema. Com apenas um participante você pode aplicá-lo. A dinâmica de grupo, muitas vezes, requer uma seleção prévia de técnicas e de material. Requer um grupo de pessoas para sua aplicação. A identificação do melhor momento para usar o psicodrama ou a dinâmica de grupo vai de encontro à disponibilidade de materiais e de tempo, envolvendo também a quantidade de participantes. Se você precisa desenvolver uma equipe por exemplo, você pode usar várias sessões psicodramáticas/sociodramáticas ou várias técnicas de dinâmicas de grupo com este objetivo. Ou mesmo, desenvolver o grupo ora aplicando o psicodrama e ora a dinâmica de grupo. Esta aliança produz ótimos resultados. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando