Buscar

quais são requisitos do usucapião extraordinário por posse-trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

Liga Da justiça

Posse ininterrupta por mais de 5 anos , aerea do terreno nao superior a 50 hectares , numero considerado de pessoas , que realizaram no local benfeitorias deixando a terra produtiva , fazendo assim , o uso em prol da coletividade , dando função social ao bem.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A usucapião extraordinária é modalidade de usucapião que dispensa a boa-fé na posse ou a demonstração de (justo) título, como disposto abaixo:

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Parágrafo único. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se-á a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

 Depreende-se, portanto, que, o Código Civil traz os seguintes requisitos para a configuração da usucapião sem título e boa-fé:

1 – ininterrupção: A perda da posse ou a simples oposição pelo proprietário inviabiliza a aquisição da propriedade;

2 – pacificidade: Atos como o desforço imediato, a notificação extrajudicial, o ajuizamento de ação reinvindicatória descaracterizam a posse pacífica;

3 – prazo de quinze anos: Esse prazo será reduzido para dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo. No entanto, o art.2029 determinou que até dois anos após a entrada em vigor do Código Civil, os prazos estabelecidos no parágrafo único do art.1238 e no parágrafo único do art.1242 serão acrescidos de dois anos, qualquer que seja o tempo transcorrido na vigência do anterior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais