Buscar

O termo Constituição possui diversos significados. Dessa forma, ao se afirmar que a constituição é norma pura

O termo Constituição possui diversos significados. Dessa forma, ao se afirmar que a constituição é norma pura, sendo fruto da vontade racional do homem e não do Direito Natural, considera-se um conceito próprio do sentido:

 

Escolha uma:

💡 2 Respostas

User badge image

Mariane Santos

Constituição em sentido jurídico, letra B.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A idéia de Constituição como norma pura foi desenvolvida por Hans Kelsen que também apresentou o sentido jurídico de  Constituição.

“José Afonso da Silva, traduzindo o pensamento de Kelsen, observa que: constituição é então considerada norma pura, puro dever ser, sem qualquer pretensão a fundamentação sociológica, política ou filosófica. A concepção de Kelsen toma a palavra constituição em dois sentidos: no lógico-jurídico e no jurídico-positivo. De acordo com o primeiro, Constituição significa norma fundamental hipotética, cuja função é servir de fundamento lógico transcedental da validade da Constituição jurídico-positiva, que equivale a norma positiva suprema, conjunto de normas que regula a criação de outras normas, lei nacional no seu mais alto grau”.

Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. 17ª Ed.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais