Buscar

Sobre a coloração por tinta da china descreva como e realizada a técnica e de que forma realizada a diferenciação de microorganismo

💡 1 Resposta

User badge image

Nathália Oliveira

Sua finalidade é a detecção do Cryptococcus neoformans  presentes no LCR. Pela morfologia característica do fungo, a pesquisa direta na amostra  com a “tinta da China”  (nanquim) permite identificar com alta especificidade sua presença. Além de permitir firmar o diagnóstico de meningite criptocócica, doença com alta prevaléncia em pacientes portadores de diversos tipos de imunodepressão, os portadores de SIDA especialmente.

Pesquisa direta do fungo Cryptococcus neoformans  com contraste de campo escuro em microscopia óptica com “tinta da China”. 

Material: Tinta da China (nanquim); Lâmina; Lamínula

Técnica: Suspender o sedimento do liquor ou uma colônia do meio de cultura em uma gota de tinta da China, fazendo-se um filme bem delgado entre a lâmina e a lamínula ; Observar com objetivas de 10X e 40X ; Caso esteja muito espesso, adicionar uma pequena gota de salina esterilizada na suspensão para facilitar a observação; Erro comum: confundir linfócitos com criptococos. A diferenciação é feita através da observação do núcleo refringente e gemulação do fungo. 

Fonte do manual de realização técnica: 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_microbiologia_completo.pdf 

Espero ter ajudado ;)

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais