Buscar

Tabaqueira Anatômica : limites e conteúdo ?

Espaços do membro superior.

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As mãos contêm muitos tendões, para o auxílio dos músculos na movimentação. São eles: tendões do extensor dos dedos, tabaqueira anatômica, tendão do extensor curto do polegar e tendão do extensor longo do polegar.

A tabaqueira anatômica (esse nome é porque antigamente as pessoas colocavam tabaco nessa área antes de levá -lo ao nariz) ou fossa radial é formada pelos tendões do músculo extensor longo e curto do polegar e músculo abdutor longo do polegar. Ao realizar o movimento de abdução e extensão do polegar, uma concavidade triangular surge entre o tendão do músculo extensor longo do polegar e os tendões do extensor curto e abdutor longo do. O assoalho da tabaqueira anatômica é formado pelos ossos escafoide e trapézio. A artéria radial pode ser identificada e palpada no assoalho da tabaqueira anatômica, onde emite seu ramo cárpico dorsal.

0
Dislike0
User badge image

Marília Fassina

A tabaqueira anatômica é formada pelos tendões dos mm. extensores longo e curto do polegar e m. abdutor longo do polegar. Ao realizar o movimento de abdução e extensão do polegar, uma concavidade triangular surge entre o tendão do m. extensor longo do polegar (localizado medialmente) e os tendões dos mm. extensor curto e abdutor longo do polegar (localizados lateralmente). O assoalho da tabaqueira anatômica é formado pelos ossos escafóide e trapézio. A artéria radial pode ser identificada e palpada no assoalho da tabaqueira anatômica, onde emite seu ramo cárpico dorsal.

4
Dislike0
User badge image

Luíza Vitorino

Obrigada ! =DD

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais