Buscar

Qual seria os fatores genéticos de etiologia da broncodiplasia?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A displasia broncopulmonar (DBP) é uma doença pulmonar crônica prevalente em prematuros. Estudos em gêmeos mostraram uma forte hereditariedade subjacente a essa doença; no entanto, a arquitetura genética da DBP permanece incerta.

Diversos estudos empregaram diferentes abordagens para caracterizar as aberrações genéticas associadas à DBP, incluindo estudos de genes candidatos, estudos de associação genômica ampla, sequenciamento de exoma, análise integrativa de ômicas e análise de vias. Estudos de genes candidatos identificaram um número de genes potencialmente envolvidos com o desenvolvimento de DBP, mas a contribuição etiológica de cada gene não é substancial.

Os estudos de variação do número de cópias e três estudos independentes de associação genômica ampla não identificaram variações genéticas significativas e consistentemente associadas à DBP. Um estudo recente de seqüenciamento de exoma apontou para variantes raras implicadas na doença. Nesta revisão, resumimos a metodologia e os resultados desses estudos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais