Buscar

Muitos diabeticos não respondem a insulina por uma deficiencia de receptores de insulina em suas células.

de que forma isso afeta:

a)os niveis de glicose circulante logo após uma refeição

b)a sintese do glicogenio no músculo

💡 2 Respostas

User badge image

Isabela Gz

A) Os níveis plasmáticos de glicose, ácidos graxos livres, cetoácidos e glicerol são diminuídos pela ação da insulina. Sua deficiência ocasiona perda de massa magra e tecido adiposo, hiperglicemia, problemas de crescimento e cetoacidose metabólica.

B) A insulina entra na composição do glicogênio, que serve como tampão pra regular os níveis de glicose no sangue. Sem a insulina, é impossível formar glicogênio, portanto a glicose não é controlada.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose e atua de maneira coordenada em eventos celulares que regulam os efeitos metabólicos e de crescimento. A sub-unidade b do receptor de insulina possui atividade tirosina quinase intrínseca. A autofosforilação do receptor, induzida pela insulina, resulta na fosforilação de substratos protéicos intracelulares, como o substrato-1 do receptor de insulina (IRS-1). O IRS-1 fosforilado associa-se a domínios SH2 e SH3 da enzima PI 3-quinase, transmitindo, desta maneira, o sinal insulínico. A insulina parece exercer feedback positivo na sua secreção, pela interação com seu receptor em células B pancreáticas.


O receptor de insulina pertence a uma família de receptores de fatores de crescimento que têm atividade tirosina quinase intrínseca. Após a ligação da insulina o receptor sofre autofosforilação em múltiplos resíduos de tirosina. Sem insulina, a glicose fica presa no sangue, o que gera hiperglicemia e faz com que as células do corpo passem “fome” e não consigam se desenvolver, podendo até entrar em estado de catabolismo.


A resistência à insulina ocorre quando os receptores das células musculares e hepáticas não conseguem reconhecer bem a insulina e por isso não conseguem captar a glicose em excesso no sangue. Se as células são resistentes à insulina, a produção de insulina pelo pâncreas tem que ser cada vez maior para gerar o mesmo resultado. Se uma unidade de insulina conseguia fazer com que cinco unidades de glicose fossem retiradas do sangue, agora são necessárias duas unidades de insulina para retirar essa mesma quantidade de glicose.


Esse estado de resistência à insulina acaba aumentando o acúmulo de gordura no corpo, elevando o colesterol e os triglicérides e induzir a secreção de cortisol — o hormônio do estresse que prejudica o ganho de massa magra.

 

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302001000300003

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais