Buscar

Macroeconomia

QUESTÃO 04: LEIA ATENTAMENTE A AFIRMAÇÃO ABAIXO. TRATA-SE DE UMA AFIRMAÇAO VERDADEIRA OU FALSA. EXPLIQUE. (VALOR = 0.50)

 

       “O Brasil é um país que registra uma renda líquida do exterior positiva.“

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A afirmativa é falsa pois o Brasil importa mais produtod do que esxporta. Isso mostra uma grande dependência dele em relação aos fatores estrangeiros de produção. Nós dependemos mais dos estrangeiros do que eles do Brasil. 

Tudo se explica por uma coisa chamada custo de oportunidade. O país B possui uma capacidade de produção limitada, portanto precisa escolher como usar sua mão de obra para conseguir os produtos que precisa. Por isso, precisa ter em mente que uma hora de um trabalhador preparando frango significa uma hora a menos produzindo carros. Ou seja, é preciso descobrir quanto cada país perde se focar sua produção em apenas um produto. No caso do país B, com os números da tabela anterior, o custo de oportunidade de produzir uma tonelada de frango é de 100 ÷ 100 = 1 unidade de automóveis.

Por outro lado, o custo de oportunidade para o país A produzir a mesma tonelada de frango é igual a 50 ÷ 75 = 0,66 veículos. Ou seja, a perda que o país A tem ao escolher se focar na produção de frango é comparativamente menor do que a perda que B teria se produzisse apenas frango.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais