Buscar

Explique detalhadamente o que é e onde ocorre a clivagem?

💡 3 Respostas

User badge image

Pedro Igor Santos Costa

Apos a fecundação o zigoto começa um processo de divisão, para formar os dois primeiros segmentos que vao surgir da separação da celula-ovo, que serão chamados de blastômeros, Esse processo é feito pelo processo de Mitose, onde todas as celulas terao o mesmo material genetico daquelas das quais se originaram. Os tipos de segmentação podem ser vários. Pode ser Total, Igual ou Desigual, ou Parcial, Discoidal ou Superficial. Na segmentação Total Igual, todo o zigoto sofrerá segmentação. Um zigoto dará origem a dois blastômeros. Essas divisões vão continuar, dando origem a mais duas células, e assim por diante. Esse número de células vai aumentando ate formar um aglomerado celular, que tem o nome de mórula. Essa segmentação é própria dos mamíferos, onde a quantidade igualitária de vitelo permite a formação de blastômeros do mesmo tamanho. Na segmentação Total Desigual o vitelo se mistura com o citoplasma somente no pólo vegetativo, como a mitose trabalha ocorre mais lentamente com a presença do vitelo, os blastômeros que não a tem reproduzem-se mais. Isso resulta em uma mórula com muitos micrômeros, que não possuem vitelo, e poucos macrômeros, que não tem. Na segmentação Parcial Discoidal, apenas o disco de citoplasma, que fica no chamado pólo animal, sofre clivagem, no restante, não há segmentação. Esse tipo de segmentação só acontece em óvulos de aves e répteis. A segmentação parcial superficial acontece em ovulos de insetos. Nela, o citoplasma fica em volta do vitelo, que fica no centro. O núcleo e o citoplasma dividem-se algumas vezes, e essas moleculas ficam, assim como o citoplasma, em volta do vitelo, criando uma corda que o envolvera. Diferente das outras segmentações, nessa, um morula nao é formado.

3
Dislike0
User badge image

Juliana Sousa

A clivagem é uma das etapas iniciais do desenvolvimento embrionário. Ela consiste nas primeiras divisões mitóticas, as quais ocorrem sem que aconteça o aumento do volume da célula. Assim sendo, as primeiras divisões mitóticas são atípicas, pois não há a recuperação citoplasmática e, com isso, não há aumento no volume total do embrião.

→ Clivagem e o desenvolvimento do embrião humano

Após a fecundação, o zigoto segue em direção ao útero. Nesse momento, iniciam-se as clivagens, as quais formamblastômeros (primeiras células resultantes da divisão). Os blastômeros não se dividem todos ao mesmo tempo e, por isso, muitas vezes, há números ímpares de células no embrião.

O embrião com 16 células é chamado de mórula, pois lembra uma amora e chega a esse estágio aproximadamente três dias após a fertilização. Os blastômeros nesse período estão bem compactados. Quando o embrião atinge 32 células, os blastômeros começam a secretar fluidos para dentro do embrião. Esse fluido concentra-se dentro da blastocele, uma cavidade. Nesse momento, chamamos o embrião de blastocisto e é ele que irá imergir no endométrio.

→ Padrões de clivagem

Como dito, as divisões mitóticas que ocorrem com o embrião no início do desenvolvimento são chamadas de clivagem. Essas divisões apresentam diferentes padrões, os quais se diferenciam, principalmente, de acordo com a distribuição do vitelo. Podemos dizer que, quanto menos vitelo um ovo (zigoto) tem, mais facilmente ocorre a divisão e vice-versa.

A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.

  • Clivagem holoblástica ou total: o zigoto divide-se completamente.

    Igual: O zigoto divide-se e forma blastômeros de mesmo tamanho. É observada em ovos alécitos (com quantidade de vitelo reduzida) e oligolécitos (pequena quantidade de vitelo, que está distribuído de maneira homogênea).

    Desigual: O zigoto divide-se de maneira mais rápida no polo animal que no polo vegetativo, o que leva a um maior número de células nessa região. É observada em ovos mesolécitos (quantidade grande de vitelo, que está distribuído de maneira desigual). No polo vegetativo, há grande quantidade de vitelo; já no polo animal, há menos vitelo.

  • Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto.

    Discoidal: A divisão ocorre em uma área de disco que não apresenta vitelo. Ocorre em ovos telolécitos (grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula).

    Superficial: A divisão ocorre na periferia do zigoto. Ocorre em ovos centrolécitos (grande quantidade de vitelo na região central do ovo).

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A clivagem é uma das etapas iniciais do desenvolvimento embrionário. Ela consiste nas primeiras divisões mitóticas, as quais ocorrem sem que aconteça o aumento do volume da célula. Assim sendo, as primeiras divisões mitóticas são atípicas, pois não há a recuperação citoplasmática e, com isso, não há aumento no volume total do embrião.


Este processo normalmente acontece quando o zigoto atravessa a tuba uterina em direção ao útero. Durante este processo o zigoto está dentro da zona pelúcida e sua divisão em blastômeros acontece cerca de 30h após sua formação.


Após a fecundação, o zigoto segue em direção ao útero. Nesse momento, iniciam-se as clivagens, as quais formam blastômeros (primeiras células resultantes da divisão). Os blastômeros não se dividem todos ao mesmo tempo e, por isso, muitas vezes, há números ímpares de células no embrião.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais