Buscar

FECUNDAÇÃO, CLIVAGEM E PRIMEIRA SEMANA DO PERÍODO EMBRIONÁRIO

Prévia do material em texto

FECUNDAÇÃO, CLIVAGEM E PRIMEIRA SEMANA DO PERÍODO EMBRIONÁRIO
A origem de cada ser humano envolve um processo complexo e minucioso, todos os meses o corpo de uma mulher dá a ela a oportunidade de gerar um filho, isso ocorre geralmente a cada 28 dias (duração de um ciclo ovariano), sendo o ovócito liberado no meio de cada ciclo, ou seja, no seu período fértil. Porém para esse ovócito ser fecundado é necessário um outro componente, os espermatozoides, que através da relação sexual poderão percorrer uma jornada de aproximadamente 15cm, passando pelo canal vaginal, colo do útero e útero até chegar às trompas de falópio, onde o ovócito aguardará para ocorrer a tão aguardada fecundação.
O ciclo ovariano vai desde a preparação do ovócito até a fecundação. Quando o ovócito é liberado há uma grande ajuda do epitélio tubário, suas células ciliadas ajudarão na movimentação, e as secreções de suas células secretoras vão ajudar a manter o ovócito no período em que estiver nas trompas. O tempo de viabilidade de um óvulo é curto, durando apenas cerca de vinte e quatro horas na mulher. Já o espermatozoide contará com alguns fatores para auxiliá-lo em seu trajeto, como sua mobilidade própria e as contrações da musculatura lisa do aparelho genital feminino. 
A fecundação se dá quando o gameta feminino (óvulo) e o gameta masculino (espermatozoide) se unem. Após aproximadamente um dia, começarão as primeiras divisões mitóticas, período também conhecido como clivagem, cada divisão originará novas células denominadas blastômeros, que se multiplicarão até formar uma massa de células conhecida como mórula. então iniciará uma nova fase, a blástula, onde será originada uma pequena vesícula, é durantes estas duas fases que o ovo chega à cavidade do útero, algum tempo depois permeia o endométrio (nidação), esse primeiro contato com o endométrio é essencial, pois alí o ovo conseguirá nutrição por alguns dias, até ser construída a placenta, que o acompanhará pelo resto da gravidez.
É válido ressaltar que durante o período fértil de uma mulher, há duas possibilidades, a fecundação e a não fecundação, quando o óvulo não é fecundado ocorre sua degeneração e o endométrio superficial será descamado e descartado pelo corpo, pois não terá mais hormônios que o manterão alí, esse é processo conhecido por menstruação. 
Cada etapa de uma gravidez envolve uma riqueza de detalhes, e o que sabemos até agora nos permite entender todo esse processo no geral, porém ainda há muita coisa a ser explorada em cada uma das fases da origem da vida de um ser humano.
REFERÊNCIAS
MAIA, George Doyle. Embriologia Humana.1ª edição de 1998. Editora Atheneu, 8ª reimpressão, 2007. Páginas 39-57.

Continue navegando