Buscar

Quando a revolução industrial chegou ao Brasil ?

No final do século XVIII ocorreu a grande revolução industrial, como chegou ao brasil e quando ?

💡 5 Respostas

User badge image

nathalia alcantara

Revolução Industrial no Brasil 
História da Revolução Industrial no Brasil, resumo, consequências, fases, governo Vargas, décadas de 1930 e 1940, efeitos

 

Quando começou (contexto histórico)

Na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, espalhando-se pela Europa neste mesmo período. O Brasil nesta época era colônia de Portugal e sofria os efeitos do Pacto Colonial imposto pela coroa portuguesa. Neste contexto, não era permitida abertura de indústrias no Brasil, cabendo aos colonos comprar os produtos manufaturados de Portugal.

Portanto, o modo de produzir gerado pela Revolução Industrial começou a se desenvolver, de forma significativa, em nosso país somente no final do século XIX e começo do século XX. Foram os ricos cafeicultores de São Paulo, com capital de sobra originário das exportações de café, que começaram a investir no setor industrial.

Nesta fase, as principais atividades industriais era a de produção de tecidos e de processamento de alimentos. Estas indústrias eram de pequeno e médio porte, tocadas pela burguesia industrial que estava em plena ascensão. Concentravam-se, principalmente, nos centros urbanos dos estados da região Sudeste, sendo que a cidade de São Paulo era o grande polo industrial.


O grande desenvolvimento industrial da década de 1930 e 1940

Foi com o final da República das Oligarquias que a indústria apresentou um grande avanço no Brasil. O governo de Getúlio Vargas, que teve inicio em 1930, incentivou o desenvolvimento do setor industrial nacional no país.

Foi a partir da década de 1930 que o Brasil começou a mudar seu modelo econômico de agrário-exportador para industrial.

Já no começo da década de 1940, ainda no governo Vargas, houve um forte incentivo industrial patrocinado pelo Estado com a criação de empresas estatais. Estas indústrias atuavam nos setores pesados, pois necessitavam de grandes investimentos. Como exemplos, podemos citar as seguintes empresas estatais que surgiram neste contexto:

- Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – criada na cidade de Volta Redonda (RJ) em 1940, atuava na área de siderurgia.

- Companhia Vale do Rio Doce – criada em 1942, atuava na área de mineração.

- Fábrica Nacional de Motores – criada em 1943, atuava na área de mecânica pesada.

- Fábrica Nacional de Álcalis – fundada em 1943, atuava no setor químico.


Consequências da Revolução Industrial no Brasil

Efeitos econômicos e sociais positivos

Embora tardia, os efeitos da Revolução Industrial no Brasil foram positivas em muitos aspectos:

- Diminuição da dependência da importação de produtos manufaturados.

- Aumento da produção com diminuição de custos, barateando o preço final dos produtos.

- Geração de empregos na indústria.

- Organização dos trabalhadores da indústria em sindicatos, que passaram a lutar por melhores condições de trabalho, direitos e salários mais justos.

- Avanços nas áreas de transportes, iluminação urbana e infraestrutura.

Efeitos negativos

- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos).

- Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumentos da vinda de imigrantes para as grandes cidades.

- Uso de mão-de-obra infantil (na primeira etapa da industrialização).

Você Sabia?

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi um dos pioneiros da industrialização do Brasil. É considerado o primeiro grande industrial brasileiro, sendo o responsável pela primeira fundição de ferro, primeira ferrovia e primeiro estaleiro do Brasil.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

XIX. A área industrial é um dos começos industriais mais antigos do século. A maior parte das eleições industriais do país surgiu no sudeste do Brasil, e no Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação estabelecimentos registrados entre 1808 e 1840 foram classificados como "fábricas" ou "fabricantes".


No entanto, um majorik, cerca de 56 Estabelecimentos, seriam considerados escritórios cabelos Padrões de Hoje, voltados para a produção de velas e de gordura, estupro, Fiação e tecelagem, comida, fusão de ferro e metais, seda, entre outros. Eles usam escravos e freelancers. Trinta estabelecimentos foram feitos entre fabricantes de fábricas e fabricantes, que foram produzidos entre 1831 e 1840. Na verdade, eles são fabricantes maiores do que o tamanho e o tamanho do varejo.


No entanto, os fabricantes de produtos são bastante diversificados: lajes, coberturas, moinhos de farinha e mantimentos, gorduras, doces e velas, cópias, tapeçarias, óleos, etc. De fato, devido à instabilidade do regime, cerca de 14 lojas se estabilizaram em 1841, algumas delas não poderiam ser consideradas "uma nova maneira de fabricar".

1
Dislike0
User badge image

Milena Francisco

A Revolução chegou ao Brasil na década de 30 e 40, no governo de Getúlio com o objetivo de exportação e investimento nas empresas estatais

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais