Buscar

Fisiologia Humana

Qual a função dos barorreceptores?

💡 2 Respostas

User badge image

Ariele Costa

Os barorreceptores são terminações nervosas sensíveis à pressão. Eles são responsáveis em enviar  impulsos aferentes para o sistema nervoso central (SNC), o qual, reflexamente, altera o débito cardíaco ou a resistência periférica total para conservar a pressão sangüínea em nível normal. O reflexo barorreceptor arterial se inicia pela ativação de terminações nervosas especializadas que estão embutidas nas paredes das artérias carótidas e arco aórtico. Essas terminações nervosas são sensíveis à distensão ou ao alargamento da parede arterial. Os barorreceptores estão concentrados na origem de cada artéria carótida interna nas paredes mais largas das artérias, denominadas seios carotídeos. Terminações nervosas semelhantes são encontradas na parede do arco aórtico, em particular na origem de seus ramos principais. Os barorreceptores sinalizam aumentos na pressão, por aumentar a freqüência de seus potenciais de ação. O cérebro responde à diminuição, na atividade aferente dos barorreceptores por aumento da atividade simpática. A atividade simpática está aumentada para as arteríolas de todos os órgãos, mas particularmente para as arteríolas de órgãos não-críticos (rim, órgãos esplâncnicos e musculatura esquelética em repouso). A ativação simpática provoca a vasoconstricção dessas arteríolas, o que aumenta a resistência ao fluxo sangüíneo nesses órgãos e, portanto, o débito cardíaco. A ativação simpática também aumenta a freqüência cardíaca, que aumenta ainda mais o débito cardíaco. O aumento do débito cardíaco auxilia na restauração da pressão sangüínea normal. O aumento na freqüência cardíaca dirigido de forma simpática é acentuado por uma redução simultânea na atividade parassimpática para o nódo sinoatrial (SA). Portanto, o reflexo barorreceptor utiliza mudanças recíprocas na atividade simpática e parassimpática do controle da freqüência cardíaca.

Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36848

0
Dislike0
User badge image

Hanna Carolina

Os barorreceptores juntamente com os quimiorreceptores são estruturas neurológicas presentes na parede da artéria carotida e aorta, os quais enviam estímulos em direção ao centro vasomotor. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

em relação à dor miofascial, assinale a alternativa correta:

Fisiologia Humana,microbiologia,fisoterapia Desportiva,cinesiologia,geriatria,algologia em Deontologia.

FTC

User badge image

Lorena Alves