Buscar

Qual a relação da Escola dos Annales com a Nova História Cultural?

💡 2 Respostas

User badge image

Terra à Vista

Olá,

a Escola dos Annales foi formada por um grupo de historiadores, na década de 1930, que passaram a trabalhar uma nova forma de interpretação da História, teoricamente, mais aprofundada e com ampla base documental. Nos anos iniciais, o grupo que trabalhava em torno do jornal Annales d'histoire économique et sociale, lançou figuras importantes no cenário historiográfico, como Marc Bloch e Lucien Febvre. 

Em resumo, buscaram romper com uma historicidade postivista do século XIX que sobressaltava a influência dos heróis e dos fatos históricos. Para os historiadores dos Annales, a compreensão dos episódios históricos demanadava um aprofundamento teórico e prático (documental) muito mais profundo, levando em consideração, por exemplo, aspectos econômicos.

A partir disso, novos historiadores somaram forças aos Annales, como Fernad Braudel, que levou adiante uma análise de curta, média e "longa duração" das sociedades humanas, no livro Mediterrâneo.

A Nova História Cultural, fenômeno muito mais recente na historiografia, se autointitula como herdeira dos Annales. Essa nova linhagem de historiadores busca fazer uma análise daquelas coisas que não aparecem nos grandes fatos, principalmente, elementos da cultura. Cotidiano, crenças, costumes, hábitos, etc, são estudados para tentar reconstruir e contar a História da humanidade a partir do que é não é visto, do que é invisível na História.

De uma maneira geral, a Nova História Cultural é amplamente criticada pela linhagem marxista, uma vez que não buscam uma estrutura geral para as sociedade e focam em questões que os marxistas consideram menores e transitórias, não as fontes da verdade, como por exemplo: a luta de classes, a exploração do trabalhador, etc.

Att,

Equipe Terra à Vista

Acesse o nosso canal no Youtube.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais