Buscar

uso da palavra “cultura” no singular ainda no século XVIII:

Atente para a seguinte citação: 

“Nesse sentido, cabe destacar que a cultura está diretamente relacionada aos eventos dos grupos sociais, o que lhe dá características transformadoras e capazes de gerar identidades diversas. Tais identidades, chamadas de culturais, não são naturais e nem inerentes aos indivíduos [...]. A partir daí, a cultura torna-se atividade concreta, passando por um jogo político divergente de segmentos sociais, adequando-se ao contexto de cultura como produto”.

 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, A. N. D. A influência da cultura, da arte e do artesanato brasileiros no design nacional contemporâneo: um estudo da obra dos irmãos Campana. Dissertação (Mestrado em Design). Belo Horizonte: UEMG, 2011, p. 18.

 De acordo com os conteúdos abordados pelo texto-base Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams, analise as alternativas e assinale a opção que menciona corretamente as razões do uso da palavra “cultura” no singular ainda no século XVIII:

 

A

Devido ao fato de unificar diferentes concepções sociais e políticas.

 

B

Porque representa a singularidade na diversidade cultural que o vocábulo teve ao longo da história.

 

C

Devido ao fato de que refletia o universalismo e o humanismo dos filósofos, associados à ideia de civilização.

 

D

Pela conotação não aristocrática dessa concepção ao longo do Iluminismo, o que permite a superação da ideia de progresso.

 

E

Pelo seu caráter singular, não contaminado por outras esferas do conhecimento (filosófico, religioso ou científico) que não a educação e formação espiritual.

💡 3 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais