Buscar

Qual a diferença entre Arbitragem e Mediação?

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Jacudi

Nesta questão lidamos com duas técnicas de solução para um onflito: Autocomposição e Heterocomposição.

 A Arbitragem consiste em uma das formas de heteroomposição, na qual ambas as partes do litígio aceitam submeter o eventual conflito à solução de um árbitro, por meio de uma convenção de arbitragem. Assim, um terceiro é elegido para solucionar a lide com as mesmas prerrogativas do poder judiciário. 

Já a Mediação, trata-se de uma das oformas da Autocomposição. Nesta, as partes, mediante acordo, abrem mão parcial ou totalmente de seu direito a fim de resolver a lide. Semelhante à Conciliação, elege-se o mediador, e este, além de tentar aproximar as partes, também apresenta propostas de solução para o conflito. 

2
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Na mediação, temos uma atividade endoprocessual, ou seja, que ocorre dentro do processo. Nela, um profissional preparado busca conduzir as partes a um acordo, por elas definido, de forma a dar solução ao litígio em questão. Entretanto, o mediador não substitui a vontade das partes, sua atuação não gera a incompetência do juiz de direito e impera o princípio da publicidade dos atos.

 

Na arbitragem, temos uma atividade fora do processo. Nela, há profissional ou profissionais de capacidade técnica reconhecida que fará (ão) "as vezes do juiz". Com isso, se quer dizer que uma conciliação pode até ser tentada, mas não sendo possível, julgarão a causa, substituindo a vontade das partes. Inclusive, a existência de convenção de arbitragem gera incompetência do juiz de direito para julgamento do mérito. Da mesma forma, prevalece o sigilo dos atos processuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais