Buscar

Quem são os autores e os participes do crime?

CHICÓRIA MARIA empresta uma arma a PEDRO MIAU, que tinha intuito de matar um antigo desafeto seu. PEDRO MIAU conversa com CID MORANGUEIRA, deficiente mental, para que o mesmo dispare a arma quando a vítima passasse por determinado local. CID realiza a conduta e mata a vítima. Quem são os autores e os participes do crime?

 

 

💡 5 Respostas

User badge image

Pamela Valadares

I. Autor: É aquele que possui a vontade de concretizar o delito criminoso, pratica, dá vida, ao verbo "Matar". Ou seja, existe o "Dolo", a intenção de que o fato se concretize.

Ex: HOMICÍDIO - Art. 121, CP: -  "Matar alguém".

OBS: Incide, também, sobre o art. 121, CP, a modalidade Culposa. Ou seja, quando a pessoa não tem a intenção de matar. Configurando o "Homicídio Culposo" 

II. Coautor: É aquela pessoa que sabe o que esta fazendo, deseja de forma relevante o desfecho do delito criminoso, mas não é a que finaliza o ato. Sua participação é fundamental em todo o processo. Seja a partir do momento do planejamento ou da elaboração ou do fornecimento de meios, para que o autor logre êxito. Pois, do contrario, não se daria o fato.  

Ex: Pessoa que contrata um pistoleiro para matar alguém.

III. Partícipe: É aquele que participa do ato de forma indireta ou direta, fornecendo os meios para que o agente realize o fato criminoso ou delituoso. 

Ex: Pessoa que empresta uma arma para outra matar alguém, aquele que empresta a moto para a realização de um roubo, aquele que fornece o dinheiro para a realização de um aborto, pessoa intermediária entre o mandante e o executor de um homicídio, aquele que sabendo das intenções do autor, o leva ao local onde se encontra a vitima para que ele possa matá-lo, ou quem ajuda o autor a fugir, etc.

3
Dislike0
User badge image

Augusto Ponsoni

Autor é quem pratica o crime ou planeja os meios de execução (por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho ou quem o planejou, neste caso chamado de autor intelectual). 
Já o partícipe é quem ajuda. É aquele que participa do ato de forma indireta ou direta, fornecendo os meios para que o agente realize o fato criminoso ou delituoso.

 

Fonte: Para Entender Direito - Disponível em < http://direito.folha.uol.com.br/blog/participao-autoria-e-co-autoria >.

1
Dislike0
User badge image

Rafael

eoria monista:

Autor é todo aquele que contribui de modo causal para a realização do fato punível (não há distinção entre autor e partícipe).

 

Conceito restritivo:

A autoria não decorre de mera causação do resultado, pois não se pode chamar de autor aquele que contribui de qualquer forma para o desfecho típico, por isso há distinção entre autor e partícipe.

Essa teoria comporta três vertentes:

Teoria ou critério objetivo-formal

Autor é somente aquele que pratica, parcial ou totalmente, o verbo nuclear do tipo penal.

Partícipe: é aquele que, sem realizar a conduta principal, concorre para o resultado, ou seja, presta ajuda causalmente para o fato.

Obs.: autores e co-autores tomam parte na execução do fato e os partícipes (que também tomam parte) colaboram na execução do delito.

Olhe esta pagina, tem algumas informações bacanas.

http://utilidadepublicapr.blogspot.com.br/2011/11/conceitos-de-autor-co-autor-e-participe.html

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais